Home » Notícias » Aposentados e pensionistas podem realizar atendimento INSS online; veja como

Aposentados e pensionistas podem realizar atendimento INSS online; veja como

Aposentados e pensionistas do Brasil todo conseguem realizar seus atendimentos de forma quase que totalmente online através do site oficial do órgão público, Meu INSS, que foi criado para atender todos os beneficiários facilitando o acesso de informações e a realização de atividades dos contribuintes.

Meu INSS

O portal Meu INSS surgiu para facilitar e simplificar a vida de todos os contribuintes do INSS que podem através de seus próprios celulares acessarem o site e terem auxilio a vários serviços oferecidos pelo órgão.

  • Salário Maternidade;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Extrato de Pagamento de Benefício;
  • Carta de Concessão de Benefício;
  • Agendamento de Perícia Médica;
  • Resultado de Perícia Médica.

Serviços como esses ditos acima estão disponíveis na plataforma Meu INSS e podem ser acessados pelo site ou pelo aplicativo por todos os contribuintes evitando a locomoção desnecessária deles ao órgão. Além de agendar serviços o portal do INSS também informa sobre as tabelas de pagamento dos benefícios e de contribuição.

Cadastro no Meu INSS

Para ter acesso ao portal Meu INSS é só acessar o site ou aplicativo e realizar o cadastro criando assim sua conta. Cadastrando os dados necessários o redirecionamento para as próximas paginas é automático, validação de dados, habilitação do cadastro e cadastro de senhas serão necessários para que assim o cadastro seja concluído e os membros consigam ter acesso a todas as informações disponibilizadas pela plataforma.

Inovações como essas são de extrema importância para o funcionamento de órgãos tão importantes quanto o INSS pois conseguem facilitar processos e aproveitar a produtividade de seus funcionários de outra forma, como em serviços que acontecem exclusivamente de forma presencial.

A prova de vida do INSS 2021 é um dos serviços que está sendo estudado a sua implementação de forma online para que os benefícios não precisem se locomover ate a instituição, já que muitos são debilitados, e iria facilitar e otimizar o tempo e o serviço dos prestadores de serviço.

A divulgação dessa novidade começou a ser intensificada devido a pandemia do corona vírus onde essa atividade foi interrompida pois os beneficiários fazendo parte do grupo de risco era imprescindível a sua permanência em casa para não colocarem em risco a sua saúde.  Assim, alternativas começaram a serem pensadas para a realização dessa prova de vida que é algo bem importante no sistema, já que evita a ocorrência de fraudes no recebimento do salario dado pelo INSS.

Serviços e atividades realizadas de forma online vão surgindo e se atualizando para ajudar cada vez mais a vida da população e assim simplificando o sistema que muitas vezes conta com muita burocracia desnecessária para o seu funcionamento.