Nos supermercados, os consumidores precisam navegar entre diferentes áreas em busca de mercadorias para comprar. Criar prateleiras de supermercado organizadas facilita aos compradores perceber ofertas e produtos especiais. Ao colocar as gôndolas ou o balcão caixa expositor de forma que os olhos dos compradores se encontrem, você pode facilitar essa conexão entre as seções.
Muitas pessoas lutam para organizar adequadamente as prateleiras e o balcão caixa expositor do supermercado sem saber nenhuma dica útil. Este artigo oferece conselhos úteis sobre a colocação adequada de prateleiras e o balcão caixa expositor para que você possa maximizar seu espaço. Entender isso ajuda você a entender como esses espaços de loja influenciam o comportamento do cliente quando eles fazem uma compra. Continue lendo e veja Como organizar as prateleiras e o balcão caixa expositor!
Existe uma fórmula para organizar prateleiras de supermercado?
Os mercados em todo o mundo normalmente utilizam essa opção de design.
Qual é o grande mistério? Como dobrar elegantemente os itens em cinco níveis nas prateleiras.
Cada um desses níveis é chamado de modelo, sendo o primeiro o grau mais alto.
Os produtos que não são visíveis ao público têm menos exposição e precisam ser colocados abaixo da linha de visão.
Os produtos com maior margem de lucro e os de maior preço devem ser colocados na altura dos olhos. Os consumidores veem esses produtos primeiro, criando maiores chances de compras por impulso. Este nível também é referido como área nobre e é considerado o espaço de marketing mais eficaz.
A exibição de produtos populares em alta demanda é outra ótima opção de exibição.
É curioso porque você coloca os produtos mais baratos e vitais abaixo da cintura. Mesmo que os consumidores não possam mais ver esses produtos, eles instintivamente procuram por eles, pois são necessários ou baratos. Ao colocar as mercadorias abaixo da linha da cintura, os consumidores não se distraem com nada além de comprar itens mais importantes.
Apenas itens pesados devem ficar no chão.
Para evitar o extravio de itens, é importante considerar o público-alvo antes de empilhar as prateleiras do supermercado. Por exemplo, as crianças veem o mundo de maneira diferente dos adultos. Portanto, colocar produtos infantis de alta qualidade próximos ao fundo da prateleira ajudará a que sejam vistos pelos pequenos.
Posicione as prateleiras em pontos estratégicos
Lojas e supermercados incentivam o autoatendimento – onde os clientes são incentivados a encontrar e escolher os produtos por conta própria. Como não há vendedores para apresentar os produtos e convencê-lo, os alimentos self-service devem ser exibidos de forma que atraiam naturalmente os clientes.
É necessário entender os locais mais importantes dentro de uma mercearia e organizar suas prateleiras nessas áreas. Três áreas não podem ser ignoradas devido à sua importância:
Boca do caixa
Armazene mercadorias adjacentes ao caixa.
No final da passagem de um cliente pela loja, o caixa é sua última parada. Aproveite esta oportunidade para sugerir mais um item à venda enquanto ele se prepara para partir.
Ele pode cobiçar outro item enquanto espera ser servido.
Entrada da loja
Quando os clientes entram em sua loja, eles devem notar uma vitrine na qual os itens expostos podem ser vistos à distância. Prateleiras adicionais devem ser colocadas a uma certa distância da entrada para exibir mercadorias que seus clientes devem ver assim que entrarem pela porta. Itens promocionais ou ofertas diárias podem ser exibidos nessas prateleiras perto da porta da frente. Ter esses expositores perto da porta da frente torna mais fácil para os novos clientes notá-los.
Fundo do supermercado
Os consumidores devem percorrer o supermercado para descobrir outros produtos. Portanto, coloque prateleiras no fundo da loja ao lado dos produtos mais importantes, como carnes, bebidas e alimentos básicos.
Como posso organizar os produtos nas prateleiras de acordo com o nível?
Usar uma estratégia de posicionamento em camadas não resolve todos os problemas. Ainda é preciso organizar os produtos de forma a chamar a atenção dos consumidores.
Os principais métodos de organização de mercadorias nas prateleiras dos supermercados:
- Organizar produtos verticalmente
- Encomendar produtos a granel por marca;
- organizar os produtos horizontalmente;
- Organize os produtos aleatoriamente.
- Entre as formas mencionadas acima, existem duas formas muito boas, uma é neutra e a outra é terrível.
Quer saber quais são as melhores e piores técnicas? continue lendo.
Confira alguns exemplos:
Organizando prateleiras de supermercado verticalmente
Organizar os produtos verticalmente é uma excelente maneira de dar impacto visual à marca exposta. O que isto significa?
Isso significa que será mais fácil para o consumidor perceber o produto, pois ele aparecerá naturalmente no campo de visão das pessoas enquanto elas caminham.
Organize as prateleiras do supermercado em blocos
Outro método eficiente e muito utilizado pelos supermercados é a disposição das prateleiras em blocos.
Esses blocos são seções verticais de produtos, divididas em pequenos “setores”, ou seja, é toda uma seção vertical da prateleira, mas dividida em produtos diferentes, geralmente da mesma marca.
Organize prateleiras de supermercado horizontalmente
A organização horizontal ainda existe, mas pode não ser tão eficaz quanto a organização vertical ou em blocos.
Isso porque, ao dispor os produtos em diferentes níveis de prateleiras, você acaba reduzindo o impacto visual de seus produtos junto aos consumidores.
As pessoas passam e verificam apenas um andar da prateleira, deixando outros produtos despercebidos.
Organização aleatória de prateleiras de supermercado
Primeiro de tudo: você não deve organizar os produtos aleatoriamente. Isso fará com que suas vendas caiam.
O acaso pode cansar os compradores, criar confusão e frustração no ponto de compra e resultar em uma experiência de compra insatisfatória.
Como aprendemos em nosso artigo de marketing de supermercado, você deve fornecer aos compradores uma ótima experiência de compra.
Você sabe por quê? Porque quando as pessoas se sentem bem na sua loja, passam mais tempo e fazem mais compras por impulso.
Este artigo inspirou você a ter uma nova ideia? Você pensou em como organizar adequadamente as prateleiras dos supermercados? Conte-nos sobre suas experiências de compra e como você organiza as prateleiras de sua loja.