Home » Notícias » Crise do Inep ameaça afetar repasses e coloca exames de segurança em grande risco

Crise do Inep ameaça afetar repasses e coloca exames de segurança em grande risco

Atualmente muitas notícias a respeito do Inep começaram a serem divulgadas. Essas notícias começaram a afligir diretamente muitos jovens que estão para prestarem o Enem e começaram a e preocupar sobre a realização da prova e a segurança delas, para não correr nenhum risco de vazamento, já que o setor responsável por acompanhar e apurar os imprevistos foi o mais afetado.

O presidente no Inep em entrevista afirmou que nada do que está acontecendo vai colocar em risco a realização da prova e que os estudantes não precisam se preocupar sobre isso.

Para o próximo ano vem surgindo a nova edição do ENEM em 2022. O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é um exame criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação que é utilizada como principal porta de ingresso nas universidades brasileiras. Antigamente ela também era utilizada como forma de medir o conhecimento dos estudantes do ensino médio.

A prova acontece todos os anos e as notas são utilizadas pelo SISU e por programas do Governo Federal como o ProUni e o FIES para ajudar jovens e adultos a ingressarem no curso superior em faculdades particulares com boa avaliação pelo MEC.

A prova do ENEM é composta por 180 questões objetivas que abordam assuntos de todas as disciplinas do Ensino Médio. Os conteúdos são divididos nas seguintes áreas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática

No ano de 2020 e 2021 o ENEM trouxe uma novidade para a população devido a pandemia provocada pela Covid19, que foi o ENEM digital. O ENEM digital possibilitou que estudantes que faziam parte do grupo de risco ou que tiverem pessoas na família que fizessem parte do grupo de risco não ficassem expostos a doença correndo risco de se contaminar.

A prova digital possui a mesma quantidade de questões da prova, porém o único papel impresso é o da redação. Os estudantes que realizaram essa modalidade do ENEM não fizeram a prova em casa muito menos em seus computadores próprios para que não tenham vantagens sobre os outros participantes. Após a realização da prova os alunos só precisam confirmar as respostas e então enviar e finalizar.

Assim o Enem vem se atualizando e sendo realizado todos os anos mesmo diante de crises dificuldades não prejudicando os estudantes que sonham em entrar em uma universidade.