Home » Notícias » Veja a evolução do celular: Como esse aparelho evoluiu durante o tempo

Veja a evolução do celular: Como esse aparelho evoluiu durante o tempo

O celular é, provavelmente, uma das maiores invenções tecnológicas que se habituaram ao nosso dia a dia. Mas nem sempre esse aparelho foi sinônimo de várias funções e quem nasce nessa geração, nem imagina o que o celular já foi para nós.

Por isso, elaboramos uma linha do tempo para apresentar a evolução desse aparelho durante o tempo e para que quem chegou a conhecer as versões mais simples do celular, possa relembrar o inicio da nova era.

Muitas pessoas podem estar lendo esse texto através de um aparelho celular, mas imagine só que em uma época, o uso do aparelho é só para ligações. Isso mesmo, pois a própria invenção do telefone já surgiu como uma tecnologia de ponta.

1983

No começo, os telefones dependiam de pessoas para operarem as ligações e direcionar a sua chamada para o telefone desejado. E com o tempo, esse sistema ficou automático.

Lá pelo ano de 1983, o primeiro celular chegou ao mercado. Na verdade, se tratava de um aparelho de telefone móvel, para que as pessoas pudessem receber ligações sem ser no telefone fixo. E vale lembrar que esse modelo tinha mais de 30 cm e era bem pesadinho!

1989

Diferente do que você conhece de celular, as baterias desses modelos duravam muito pouco, mas foram o ponta pé inicial para que o celular começasse a evoluir. A partir dai foram cerca de 5 anos aperfeiçoando os aparelhos até que eles chegassem a uma versão um pouco menor.

Essa versão tinha a metade do tamanho e do peso do primeiro celular lançado, esse realmente tinha a proposta de ser carregado junto com a pessoa para o uso no dia a dia.

1994

E quando parecia que os celulares já haviam alcançado o seu propósito final, começaram a surgir os modelos de celulares sensíveis ao toque e logo chegaram ao mercado.

Essa versão era o inicio do que nós conhecemos hoje como Touch Screen, mas vale mencionar que para manuseá-lo, era necessário uma canetinha específica e o valor de aquisição era bem alto.

1996

Em 1996, surgiu a primeira tentativa de utilizar o celular com a finalidade de acessar a internet. O celular já tinha ganhado outras funções, mas a internet seria uma promessa para a geração.

O problema era que a conexão precária dificultava o acesso e apesar do aparelho ser propício a digitação  por conta do seu teclado QWERTY, o modelo não correspondeu às expectativas.

2001/2007

O grande estouro do celular, depois da possibilidade de escolher aparelhos coloridos, foi a opção de câmera para os aparelhos, o que parecia distante de acontecer até então.

Mas foi em 2007, com o surgimento do primeiro modelo de Iphone da Apple que a tecnologia de elaboração de celulares disparou.. O modelo era o mais completo do mercado e foi o ponto inicial para que o celular se tornasse o que ele é para nós hoje em dia.