Os 5 vilões do entupimento no esgoto

O entupimento no esgoto é uma situação desagradável, especialmente se ele inutiliza o único banheiro da casa. Além disso, ela pode causar dificuldades no escoamento da água da pia da cozinha, o que também não nada bom. Dessa forma, o ideal é evitar a todo custo que algo obstrua o seu encanamento de esgoto.

Existem várias causas que podem causar o entupimento no esgoto, sendo que algumas são mais comuns que outras. Entretanto, o mais importante, é que você pode proteger seu encanamento dessas principais causas com alguns cuidados básicos.

Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto
Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto

 

Confira mais sobre os 5 vilões do entupimento no esgoto no artigo abaixo!

Gordura e restos de alimentos

Uma das principais causas de entupimento no esgoto, mas que está mais relacionado aos ralos e pia da cozinha, são restos de alimentos e gorduras. É muito comum que, ao se lavar vasilha, a comida que ainda estava no prato, assim como a gordura, entre para o encanamento.

Os restos de alimentos, assim como a gordura, que se solidifica nos encanamentos, acumulam nos canos.  São esses acúmulos que, eventualmente, vão causar o entupimento. Dessa forma, para evitar essa situação, você pode retirar os restos de alimentos das vasilhas antes de lavá-las. Outra coisa que você pode fazer é retirar o excesso de óleo com um guardanapo ou despejá-lo em uma vasilha.

Fios de cabelos, pelos e barbas

Agora, quando se trata dos ralos do banheiro, o que mais causa entupimento são os fios de cabelo, pelos e barbas. Eles formam um emaranhado que impedem a passagem de água. Assim, é bom não deixar que eles caiam pelo ralo.

Para isso, o ideal é usar telas de proteção nos ralos e não pentear o cabelo ou fazer as barbas em cima da pia. É importante, também, retirar os cabelos dos ralos do chuveiro, após o banho. Contudo, essa situação dos fios, assim como a situação das comidas, acaba sendo inevitável. Logo, o ideal é realizar uma limpeza preventiva dos encanamentos para impedir que isso vire um problema.

Papel higiênico

O papel higiênico é o maior problema dos entupimentos de vasos sanitários. A maioria dos encanamentos não comporta o descarte desse material. Logo, ao jogá-lo no vaso, você está criando um problema para você mesmo.

O correto é você possuir uma lixeira de fácil acesso para ser usada para o descarte do papel higiênico. Agora, se você quiser optar por não ter a lixeira, você precisa ter certeza que o seu encanamento é apropriado, ou precisa adequá-lo.

Instalação incorreta

Um outro grande problema de encanamentos que leva a obstrução são as instalações feitas de forma incorreta. Isso pode acontecer quando as ligações são feitas de forma incorreta ou o material usado não possui as especificações adequadas. Geralmente, é a situação mais difícil de se resolver, pois, para isso, você precisa refazer a estrutura do encanamento, o que exige obras.

Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto
Os 5 vilões do Entupimento no Esgoto

 

Soda cáustica

Em último lugar, temos a soda cáustica, que muitas vezes é usada justamente para resolver a situação de entupimentos. Ela é capaz sim de resolver o problema, mas é de forma temporária. Com o tempo, a soda cáustica se solidifica junto com a gordura, o que vai fazer a obstrução retornar.  

Portanto, se você perceber sinais de entupimento, o correto é chamar ajuda profissional. Eles vão realizar a manutenção de forma correta, eliminando o problema.

Por fim, agora que você já entendeu mais sobre os 5 vilões do entupimento no esgoto, sabe a importância de uma manutenção bem feita. Dessa forma, o ideal é sempre chamar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, visto que ela possui profissionais capacitados para realizar a limpeza de forma correta e que, ainda, podem verificar se existe alguma alteração na estrutura do seu esgoto que precisa de reparo imediato.

 

Deixe um comentário